Segurança no Trabalho

A Work Saúde oferece todos os serviços na Gestão das Normas Regulamentadoras, desde a elaboração, implantação e gerenciamento de programas de Engenharia e Segurança do Trabalho.

Os programas visam atender a legislação obrigatória vigente das normas regulamentadoras, auxiliando a empresa na garantia da segurança do trabalhador.

Os produtos desta área visam minimizar os riscos de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, ajudando nas melhorias de trabalho, maximinizando a capacidade de produção do trabalhador.

Vantagens de aquisição deste produto:

  • Adequação dos postos de trabalho voltado para a manutenção e melhoria das condições de trabalho, consequentemente gerenciando a saúde do trabalhador;
  • Segurança no ambiente de trabalho;
  • Diminuição de acidentes de trabalho;
  • Adequação da empresa de acordo com as normas regulamentadoras.

Serviços:

PPRA – Programa de Prevenção e Riscos Ambientais (NR-9)

Tem como objetivo de apoiar as ações definidas no Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), gerenciando os riscos ambientais, propiciando a prevenção e segurança, diagnosticando e avaliando os ambientes de trabalho, consequentemente controlando os eventuais riscos presentes ou futuros nos postos de trabalho.

Análise Ergonômica – NR 17
O objetivo deste serviço é avaliar os postos de trabalho ergonomicamente, analisando e propondo adaptações das condições de trabalho às características psicofisiológicas do trabalhador, garantindo conforto, segurança e eficiência no desenvolvimento de suas atividades laborais.

Benefícios:

  • Conforto ao trabalhador, maximizando o desempenho nas atividades laborais;
  • Preservar a saúde e bem estar do colaborador;
  • Fazer com que o ambiente de trabalho auxilia na melhora da Qualidade de Vida do funcionário;
  • Garantir postos de trabalho ergonomicamente corretos, evitando doenças ocupacionais.
  • Prevenção de processos trabalhistas.
  • Redução de custos operacionais administrativos, estrutura física e mobiliário.
  • Melhora do desempenho, alcançando metas.
  • Cumprimento da Norma Regulamentadora nº 17 da Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Portaria SIT 09/07.

Contamos com uma equipe de engenharia e segurança do trabalho que realiza as visitas técnicas avaliando as condições de iluminação, ventilação, ruído, mobiliários, postura durante a atividade laboral, entre outros fatores ergonômicos, buscando identificar e gerenciar possíveis riscos à saúde do trabalhor neste ambiente. Um relatório com propostas de melhoria e ações corretivas é emitido ao final da visita.

APT – Avaliação de Posto de Trabalho
Análise específica de riscos de Distúrbios Ósteo-Musculares Relacionados ao Trabalho (DORT), por meio de uma avaliação técnica dos aspectos relacionados à Ergonomia do local de trabalho bem como das atividades executadas.
A Norma Regulamentadora n°17 (NR-17) é que fundamenta essa análise.

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (NR-5)
Esse serviço busca avaliar e implementar a CIPA desde a publicação, divulgação de edital de convocação, inscrição dos membros, eleição e apuração dos votos; elaboração das Atas de Eleição, de Instalação, de Posse e do Calendário de Reuniões Ordinárias; treinamento dos membros titulares e suplentes.

Mapa de Risco (NR-5)
Elaboração da sinalização da planta da empresa, identificando riscos existentes nos ambientes de trabalho para desenvolvimento do mapa com sinalização visual dos riscos potenciais de acidentes de trabalho em cada área.
Esse mapa possibilita a troca e divulgação de informações quanto aos eventuais riscos de cada área estimulando a atenção e a participação dos colaboradores nas atividades de prevenção.

Rota de Fuga (NR-23)
Organização das condições físicas das áreas da empresa, definindo estratégias de saída da população em caso de emergência.

Faz-se uma visita técnica para levantamento do local: população fixa por andar e setor de trabalho, levantamento das rotas principais e alternativas de fuga, sugestão do número de colaboradores de percurso por andar e/ou setor de trabalho, categorizando as sinalizações.

Brigada de Incêndio (NRs 17 e 23)
Cumprindo a Instrução Técnica n° 17 do Corpo de Bombeiros e da Norma Regulamentadora nº 23 do Ministério do Trabalho, este produto oferece treinamento teórico e prático em Prevenção e Combate a Incêndios

  • 03 horas de Teoria em Prevenção e Combate a Incêndios
  • 03 horas de Prática de Prevenção e Combate a Incêndios

Fornecemos Certificado para a empresa e aos participantes.

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
Atendendo o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, esse produto pretende documentar o histórico-laboral do funcionário, registros dos eventuais riscos dos ambientes de trabalho e resultados de monitoração biológica, informações administrativas durante todo o período de exercício das suas atividades laborais.

Comprova as condições para habilitação de benefícios e serviços previdenciários (auxílio-doença, auxílio-acidentário, aposentadoria especial).

Laudo de Pára-Raios (NR-10)
Consultoria técnica para eventual adequação das instalações do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) às normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Fazemos a inspeção visual, verificação do tipo do sistema, análise dos pontos de captação, seção transversal dos condutores de interligação entre captores e descidas, seção transversal dos condutores do sistema de aterramento e medição da resistência ôhmica do sistema de aterramento.

Laudo de Instalações Elétricas (NR-10)
Inspeção das instalações elétricas da empresa às normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, é feito uma consultoria técnica detalhada com a realização de testes e medições e propostas de intervenção, caso seja necessário.

Laudo de Aposentadoria Especial
Análise técnico específico quantitativo dos riscos como ruído, temperatura, iluminação) e qualitativo dos agentes químicos, comparando a exposição do funcionário com os parâmetros estabelecidos pela Instrução Normativa nº 100 do INSS.

Elaboração de Laudo Técnico de Avaliação das atividades dos funcionários e o eventual enquadramento para fins de obtenção de aposentadoria na categoria especial.

Laudo Perícias – Insalubridade (NR-15)
Elaboração de Laudo Técnico de Avaliação das atividades dos funcionários e o eventual enquadramento para fins de pagamento de adicional de insalubridade. Fazemos análises técnicas quantitativas de ruído, temperatura, iluminação e qualitativas dos agentes químicos, comparando com os padrões estabelecidos pela Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) – Atividades e Operações Insalubres – da Portaria nº 3.214/78, utilizando-se, para tanto, o conceito de GHE – Grupo Homogêneo de Exposição (setor / função), segundo o estabelecido pela Instrução Normativa nº 100 do INSS.

Laudo Perícias – Periculosidade (NR-16)
Elaboração de Laudo Técnico de Avaliação das atividades dos funcionários e o eventual enquadramento para fins de pagamento de adicional de periculosidade, tendo como parâmetro a Norma Regulamentadora nº 16 (NR-16) – Atividades e Operações Perigosas – da Portaria nº 3.214/78, com conclusão de eventual exposição a agentes perigosos e Insalubridade (NR-16).

LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho
Este serviço auxilia no preenchimento dos formulários do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) pois propicia o levantamento das atividades laborais e riscos eventuais relacionados a agentes físicos (ruído, frio, calor, radiações), químicos e/ou biológicos, segundo os conceitos da Portaria nº 3.214/78. A sua elaboração segue a estrutura estabelecida pela Instrução Normativa nº 100 do INSS e está vinculado ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

Equipamento de Proteção Individual (EPI) – NR-6
Visa treinamento dos funcionários quanto aos conceitos, utilização e higienização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) de acordo com o previsto na Norma Regulamentadora (NR-6).
Oferecemos certificados para a empresa e individual aos participantes.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
Treinamento e acompanhamento dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para as atividades que irão desempenhar ao longo do mandato quanto as atividades que deverão exercer análise e condições e dos riscos originados nos processos de trabalho; análise de acidentes e doenças do trabalho, organização da CIPA e demais atividades administrativas.Oferecemos certificados para a empresa e individual aos participantes.

Laudo de Acessibilidade
Análise do espaço físico quanto ao acesso de acordo com a norma técnica NBR 9050:2005 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).

O relatório técnico propõe diagnóstico e alternativas de melhorias quanto as instalações acessíveis em conformidade com a lei.